Suflê de legumes

ago 3rd
Suflê de legumes

Ouuuuuu

 

“Sufê da Clara” (como diz minha neta fofa).

Minha nora fez este suflê da última vez que estive lá, e pelamor, como comí viu? fui correndo na feira, comprei os ingredientes e fiz, depois de tirar umas dúvidazinhas com minha nora, que se sentiu por estar me passando uma receita rsrsrsrsrsr.

Vou postar do jeitinho que fiz, com as quantidades que fiz,  entre parênteses e em negrito a versão ligth (as substituições), ok?

 

– 1 couve flor pequena

– 1 brócolis pequeno, (usei tipo ninja)

– 1 cenoura pequena ralada

– 1/2 abobrinha ralada (por minha conta)

– salsinha à gosto

 

Cozinhe o couve flor e o brócolis, mas não deixe desmanchar.Coloque um salzinho. Escorra. Rale a cenoura e a abobrinha cruas. Pique a salsinha. Misture tudinho e reserve.

 

Voce vai fazer agora um molho branco básico, eu usei:

 

– 300 ml de leite (pode usar leite desnatado)

– 1 colher (sopa cheia) de margarina (use margarina ligth)

– 1/2 cebola pequena ralada

– 1 dentinho de alho amassado

– 2 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo (use farinha de trigo integral)

Doure a cebola e o alho na margarina, acrescente o leite , deixando um pouquinho para diluir a farinha. Depois de dourados junte o leite, uma colherinha de sal à seu gosto e deixe ferver. Ferveu? misture lá a farinha que está diluida, abaixe o fogo e mexa sem parar até encorpar. Desligue o fogo.

Por minha conta, coloquei 1 colher (sopa cheia) de cream cheese pra dar um saborzinho ao molho branco, no final, e mexi para dissolvê-lo.

 

Prepare seu refratário:

Unte com margarina e polvilhe farofa temperada pronta. (unte com margarina ligth ou azeite e polvilhe com farinha de rosca feita de pão integral)

 

 

Bata 2 claras em neve bem firme.

 

Agora vamos à mistureba, parte que eu gosto. Junte o molho branco aos legumes, e por ultimo misture delicadamente as claras em neve. Espie que coisa linda que fica istoooo:

 

 

Polvilhe por cima mais um pouco de farofa temperada pronta, eu usei aquela suave sabe? sem pimenta. (polvilhe por cima farinha de rosca feita com pão integral, e se quiser e puder, misture um pouco de queijo ralado).

Leve ao forno médio, mas coloque seu refratário dentro de uma forma ou tabuleiro, para que não queime tudo em baixo. Vidro concentra muito calor, tome cuidado. No meu forno demorou uns 40 minutos, mas tem variação de forno pra forno. Ele cresce bastante, depois dá uma leve abaixadinha como todo suflê. Mas estará pronto +ou- neste tempo. E fica douradinho em cima e nas laterais.

 

Vejam que coisa di louco:

 

 

Babaram? mas babaram muito mesmo? então não perca tempo, vá logo fazer porque é facin facin. Ahhh antes limpem o teclado rsrsr

 

About the Author,