Bala Baiana

Sep 14th
Bala Baiana

Povoooo, é o seguinte:

Tenho esta receita à alguns anos , foi uma conhecida quem me passou. Não sei de quem é, não sei a origem dela, a pessoa me passou dizendo que uma tia ou parente dela fazia muito para vender, no interior de São Paulo. E é só o que eu sei. Se aparecer a mãe ou pai da criatura, por favor me comuniquem que boto os devidos créditos ok?

Eu já tinha feito algumas vezes, porém nunca tinha fotografado. Fiz novamente, só que meia receita, mas passarei a receita inteira, o passo a passo e os truques.

É pra voces ganharem dindin heim?

 

O recheio da bala:

450 grs de açucar

1/2 xícara (chá) de água fria

1/2 xícara (chá) de leite

5 gemas peneiradas

300 grs de coco ralado fresco, grosso (eu usei coco seco em flocos)

1 colher (sopa) de margarina sem sal ou manteiga

1/2 lata de leite condensado

 

Coloque numa panela de aluminio grosso, o açucar e a água, mexa bem, e só depois leve ao fogo baixo. Não mexa mais. Assim que estiver uma calda grossa, porém clara, retire do fogo.

 

Coloque agora as gemas, leite, leite condensado, margarina e o coco, mexa rapidamente, para tudo se misturar, e volte com a panela no fogo lento, mexendo até o doce soltar do fundo da panela.

Soltou da panela, coloque num prato e deixe amornar, não esfriar completamente, só amornar tá? fica assim:

Fica parecendo uma cocadinha, hummmmmm, delícia!!

Com o doce ainda morno, faça as bolinhas, não dá pra enrolar bolinhas perfeitas como um brigadeiro tá? pegue porções deste doce, e vá ajeitando com os dedos. Coloque numa forma, ou prato, e coloque em cada bolinha, um palito de dentes, assim:

Estão prontas para receberem a calda.

CALDA VITRIFICADA:

16 colheres (sopa) de açucar

12 colheres (sopa) de vinagre branco – usei o de maçã.

Misture estes 2 ingredientes numa panela pequena, e de aluminio grosso, bem misturadinhos, e leve ao fogo baixo, não mexa com colher,voce pode mexer a panela, mas não com colher lá dentro tá? Demora cerca de 8 minutinhos pra calda começar a ficar com a cor do guaraná. Neste momento, desligue o fogo, e banhe suas balas, segurando no palito.

Unte seu mármore com manteiga, pouco tá? vá banhando suas balas e colocando nele, seca quase que instantâneamente, e assim que estiverem secas, retire o palito com cuidado.

Tentei banhar com garfinho de banhar trufas, mas não dá certo, o garfinho gruda na calda e vira uma coisa.

Esta calda tambem serve para caramelizar docinhos finos, ela é ótima, e não fica gosto de vinagre não tá? podem fazer sem medo de ser feliz.

Esta receita do recheio, rendem 60 balas, +ou- do tamanho de um brigadeiro de festa. Com esta quantidade de calda, banha-se 30 balas. Se o dia estiver frio, mantenha a panelinha com a calda, dentro de um banho maria quente, assim ela não endurece rapido. Eu aconselho à não fazer muita calda, pois se endurecer, voce terá que levar ao fogo novamente, e ela vai ficar escura e amarga.

Depois das balas devidamente secas, embrulhem em papel celofane, não é poli, é celofane ok? aquele que voce torce e ele para torcido. E que é próprio para alimentos. Se estas balas ficarem expostas por muito tempo (sem embrulhar), o caramelo derrete.

Gostaram? agora vão fazer e ganhar dindin!!!

Pessoal, fiz estas balas na quarta feira, dia 12/09/2012, as 13: 00 +ou- tá? guardei algumas dentro de um potinho bem vedado e deixei em cima do armário. Abri este pote, no dia 13/09 por volta das 17:00 horas, e fotografei pra voces verem:

O caramelo está perfeito, viram?

Esta foto, é de hoje, 14/09 às 8:00, e continuam perfeitos. Vejam:

As balinhas continuam lá no pote, bem fechadinho, e vou fotografar amanhã de novo, e coloco aqui.Como voces podem ver, este caramelo simples, tem ótima durabilidade, desde que em potes bem vedados. Se ficarem em aberto (contato com o ar), eles derretem. Está aí o segredinho do doce caramelado com boa durabilidade. Nada de caldas mirabolantes, cheia de ingredientes não viu? é só isso aí.

Pessoal, hoje, 18/09/2012, eu ainda tenho 3 balinhas dentro de um pote herméticamente fechado, e em cima da geladeira, e mesmo com o calor insuportável, somente hoje, que o caramelo começou à derreter. Comí uma, e o recheio ainda está perfeito. Vejam:

About the Author,