Textura em chocolate

jul 19th
Textura em chocolate

Boa tarde pessoal!!!

Fazia um tempo que eu queria trabalhar com textura e chocolate, porém, na cidade abençoada que moro, ninguem nem conhece. Esta semana comprei uma para usar, e fiz dois bolinhos hoje.

Fotografei pra voces verem que não é um bicho de 7 cabeças, apesar de ser bem trabalhoso, o método de colocar a textura em volta de um bolo redondo. Vou mostrar pra voces.

Os bolos que fiz, sempre utilizando a minha receita de Pão de ló.

Mas primeiro vamos fazer plaquinhas certo?

Utilizei cobertura fracionada Top Harald, branco.

Coloquei a textura em cima de um papel manteiga, e após o chocolate derretido, fui despejando na textura, ele ainda quente e fluído, e alisando com uma espátula. Não pode deixar muito fino, senão quebram-se as plaquinhas ok?

Assim que o chocolate começar à endurecer, marque as plaquinhas, utilizando uma faca sem corte, lisa, e não faça muita força, voce pode danificar sua textura. Marque de modo que saiam todas do mesmo tamanho, assim:

Eu nem coloquei na geladeira, pois está frio, e trabalho em bancada de mármore, a cobertura fracionada endurece rapidamente.

Verifique de está soltando da textura, e comece à retirar suas plaquinhas com cuidado.

Pronto, plaquinhas prontas. Agora vou contar pra voces da Bombinha que utilizei para pulverizar um tom perolado no chocolate e nos bolos à seguir.

Chama-se Aplicador Multiuso Hobbycor, e quem não tem aquele equipamento mais sofisticado, pode usá-la tranquilamente para dar um efeito nos seus doces.

Eu coloquei 50 ml de alcool de cereais no tubinho, e 1 colher de café de pó ouro da Mago.

Chacoalhe ao usá-la, e pulverize à uma distância de uns 50 cm. O alcool de cereais evapora, e o brilho fica. Legal né?

Olha agora o bolo decorado com as plaquinhas, achei que ficou legal.

As letras foram feitas de cobertura fracionada branca, e pincelado pó ouro, seco, com um pincel. E pulverizei tambem no chantilly. Fica lindo.

Agora vamos ao terror do dia de hoje. Quem pensa que é fácil, já vá se preparando. NÃO È!!!, e olha que eu adoro fazer bolos e chocolates, tenho prática e experiência, mas esta danada textura em volta deste bolo me deu um baile, isso sim. Tem que treinar e treinar muito pra chegar à perfeição. Este foi o primeiro que eu fiz, não ficou ruim, mas tambem, excelente não ficou. Mesmo assim, eu fotografei e vou ensinar voces. Treinem viu?

Fiz um outro bolo, redondo, com a minha massa de chocolate, e recheio de brigadeiro de morango cremoso (a intenção desta publicação não é postar receitas OK?)

Derreti agora, cobertura fracionada Top Harald ao leite.

Medi a altura do meu bolo, e a circunferência. Cortei a textura em tiras da altura necessária, e coloquei sob folha de papel manteiga.

Despejei o chocolate derretido e ainda quente e fluído, sob a textura. Ainda mole, levantei a textura

Coloquei em volta do meu bolo, pressionando um pouco, e levei à geladeira

Assim que a textura ficou opaca, da mesma maneira quando vamos desenformar bombons, sabe? comecei retirando-a com todo cuidado.

Pra voces terem uma ideia, eu fiz 2 vezes, a 1° vez quebrou tudo, tirei o chocolate e fiz de novo. Mas isto porque foi a primeira vez que trabalhei desta forma.

Terminei de confeitar meu bolo, colocando chantilly em cima, fiz rosas, usando o bico 1M da Wilton, decorei com alguns morangos passados no chocolate, e pulverizei novamente com o pó ouro e o alcool de cereais, na bombinha.

Pela primeira vez, passa hehehehe, depois vou praticar mais.

Agora, se voces quiserem ter ideias de bolos maravilhosos, feitos com texturas assim, não deixem de visitar a página da minha amiga Lene Portugal, a Entre Bolos e Laços, que ela é fera e faz bolos maravilhosos. Prestigiem lá tá?

About the Author,

Culinarista, boleira, doceira, e professora/instrutora de cursos culinários.