Ganache para ponto de bico

ago 28th
Ganache para ponto de bico

Gente, estou vendo centenas de pessoas querendo saber como dar o famoso ponto de bico num ganache.

O que tenho percebido é que ninguem tem  paciência , e respeitar o descanso que o ganache precisa ter para ter o ponto ideal.

Não é fazer e usar, NÃO!!!!!

Chocolate é melindroso, requer um pouco de experiência, mas se voces seguirem minhas dicas vão conseguir, garanto!!

Primeira coisa:

Use , CHOCOLATE, não use cobertura sabor chocolate, os famosos fracionados, voces nunca terão uma textura igual ao do chocolate tá? fazendo com fracionados fica com aquele aspecto arenoso sabe?

Só para informação. Existem vários sabores de chocolates:

– branco

– ao leite

– meio amargo

– amargo

– blend (que é a mistura do meio amargo com o ao leite, já vem assim de fábrica).

Assim como as coberturas e fracionados, tambem tem estes sabores ok? então, parem de falar que ao leite é somente chocolate nobre, tem gente fazendo confusão aí rsrs

Eu uso o Melken, da Harald, chocolate nobre, é meu preferido, e a receita à seguir é utilizando ele, se voce usar outra marca, eu não garanto que dê certinho, pois pode ter uma textura diferente do que eu uso.

Hoje fiz ganache para rechear um bolo, mas fotografei uma bicagem pra voces verem.

Utilizei:

– 500 gramas de chocolate ao leite Melken da Harald

– 1 caixinha de creme de leite com 200 gramas em temperatura ambiente

Derretí o chocolate no microondas, coloquei 1 minuto, retirei, mexi bastante e ainda estava duro, voltei ao microondas e coloquei mais 30 segundos e foi o suficiente. Ainda sai com grumos, mas voce mexendo bem, eles vão se dissolver no próprio calor.

Acrescente de uma vez o creme de leite, eu fiz 1 kilo de chocolate de uma vez, e coloquei 2 caixinhas de creme de leite (400 gramas)

Vira uma coisa, mas mexam com vigor, que ele fica lindo

Mexendo bem, ele vai ficar assim, liso

Agora o mais importante = DESCANSO!!!!!

Tampe com um filme plástico e deixe em temperatura ambiente até firmar. Se estiver calor, faça à noite e use no dia seguinte.

Hoje está bem frio aqui, eu fiz meu ganache por volta das 13:00 horas. Deixei sob a minha bancada que é mármore, frio, e por volta das 18:00 horas ele já estava com este ponto:

Como falei, fiz ganache para rechear bolo que será coberto com pasta americana, porém, preciso que fique firme, mas coloquei uma colher na manga com bico 1M pra voces verem como fica lindo. Só tinha aqui um bombonzinho e fiz nele mesmo só pra mostrar pra voces

É isso pessoal, tratem com muito carinho seu chocolate, ele merece!!

About the Author,

Culinarista, boleira, doceira, e professora/instrutora de cursos culinários.