Canelone com molho branco

nov 6th
Canelone com molho branco

Gente boa tarde!!

Já tem outra receita de canelone por aqui, mas é com um produto maravilhoso da Mococa, que infelizmente saiu de linha. Então, como eu fiz hoje novamente, trouxe a releitura, e vou ensinar como faço o molho branco tá?

Vamos lá!!

Uso massa pronta para lasanha, pré cozida, nem vou colocar marca, mas compro uma muito boa no mercado, pacotinho de 500 gramas.

Estes , fiz com queijo e presunto, ou melhor, mussarela e presunto.

Nem vou colocar as quantidades porque depende muito do tanto que voces forem fazer, mas um pacote desta massa para lasanha, vem aproximadamente 12 fatias, então voces vão precisar de 12 fatias de mussarela e 12 fatias de presunto.

Claro, se quiserem mais pode colocar, fica delicioso tambem se recheados com ricota, ou frango!

Quando eu fizer de outros sabores volto aqui tá?

Enrolo cada pedaço de massa com 1 fatia de cada dos frios, apertadinho tá? e vou reservando.

Num refratário coloco bastante molho de tomates, eu faço o meu, e a receita é ESTA (clica no esta), mas é bastante mesmo, os canelones tem que ficar mergulhados no molho. Vá ajeitando eles e por cima mais molho.

Agora o molho branco:

– 1 dente de alho

– 1 colher (sopa) de cebola ralada

– 300 ml de leite

– 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga

– 1 colher (sopa rasa) de farinha de trigo

– sal o quanto baste

– pitada de nóz moscada ralada (opcional mas fica maravilhoso)

– salsinha desidratada caso queira.

Leve ao fogo a manteiga com o alho e cebola e doure levemente. Acrescente o leite, deixando um pouquinho pra dissolver a farinha. Coloque a nós moscada, salsinha, e prove o sal (se usar manteiga salgada talvez nem precise, molho branco e bem suave tá? mas corrija o sal se necessário, e acrescente a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre até engrossar.

Abaixe o fogo e deixe mais uns 3 minutinhos cozinhando a farinha. Prontinho, despeje por cima da sua massa, polvilhe queijo ralado e pronto.

Eu faço este processo todo no dia anterior, guardo na geladeira e no dia seguinte levo ao forno para cozinhar e gratinar.

Porque faço isso? aquele monte de molho vai ajudar à hidratar a massa e deixá-la mais macia, ela vai “chupar” o molho, por isso tem que ser bastante.

Se voce fizer em refratário de vidro, não esqueça de colocá-lo dentro de uma assadeira para ir ao forno, senão queima por baixo tá?

Aqui ele já pronto para servir:

 

 

E aqui no prato

Eu gosto assim, nadando no molho, e com molho branco para suavizar. Fica realmente delicioso.

Este post foi para minha amiga Nani do Cantinho da Nani!! 🙂

About the Author,

Culinarista, boleira, doceira, e professora/instrutora de cursos culinários.