Macarrão – Massa caseira

maio 7th
Macarrão - Massa caseira

Boa tarde meu povo! estou sumida né? mas por causa justa!!

Ministrando muitas aulas (Graças a Deus), e o pouco tempo que me resta é pra cuidar da casa e descansar rs

Ontem recebi um presente de uma querida amiga, via correios, uma maquina /cilindro de fazer macarrão, SUPER AMEI! e hoje resolvi fazer uma massa bem saborosa para nosso almoço.

A receita, peguei no Blog da Lucia, e vou deixar o link no final da postagem pra voces conhecerem, vale à pena, blog com receitas deliciosas.

Mas vou deixar esta receita aqui, fiz só meia receita tá? segue:

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 75 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva de boa qualidade
  • 5 gramas de sal

Misture a farinha e o sal, vá acrescentando os ovos, um à um e misturando. A água vá colocando bem devagar, pois pode usar menos, dependendo do tamanho do ovo ou da umidade da farinha de trigo. Sove a massa por pelo menos 5 minutos, e deixe descansar por 30 minutos envolta em plástico filme.

Após este tempo, corte pequenos pedaços e vá laminando a massa no cilindro, até ficar numa espessura fina. Eu coloquei as lâminas de massa em cima de pano de prato com farinha polvilhada (tenho panos de pratos exclusivos para estes usos tá?) e deixei secando por 1 hora.

Após este tempo, passei no corte de macarrão, e fui fazendo ninhos, não reparem, estão feios, mas esta é a primeira vez que eu faço rsrs

 

Minhas considerações:

Massa maravilhosa, saborosa, leve, realmente muiiiito boa!! eu só fazia a tradicional de: 100 gramas de farinha para 1 ovo, e esta vai a água e o azeite.

Só que: ela precisa secar por mais tempo, achei meio dificil o manuseio. Então, façam, mas um dia antes de servir, na próxima farei assim, um dia antes e ficará perfeita!!!

Fiz um molho de tomates que está NESTE LINK , e coloquei porpetas de carne moída para cozinhar junto ao molho, ficou delicioso.

 

Conclusão: almoço delicioso, tudo caseiro, massa e molho, não tem como ficar ruim né gente?

Ó, vai espiar o post da Lucia, que lá ela ensina fazer a massa integral tá?

Clique aqui:

RECEITAS TESTADAS POR MIM 

About the Author,

Culinarista, boleira, doceira, e professora/instrutora de cursos culinários.