Não ao plágio

Pessoal

 

Quem me conhece sabe da luta que travo para tentar ao menos diminuir o plágio nas redes sociais, ou conscientizar as pessoas que copiar trabalhos alheios é crime.

 

Tenho levado tapa na cara direto e reto, que eu sempre estou errada em afirmar que copiar receitas e compartilhar sem pedir autorização pode.

 

Ha hã, beleza então!!

 

Pra começar meu povo, deixarei o link da Lei 9.610 – Direitos Autorais , e quem estiver disposto à ler na íntegra, é só clicar aí na lei.

 

Mas vou citar alguns trechos dela tá?

 

Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

 

Art. 2° VII – contrafação – a reprodução não autorizada;  (eu não sou advogada, mas aqui o bicho pega, quanto à cópias indevidas de fotos e textos)

 

Vamos pensar no plágio então:

 

Voce está navegando pela web, e se depara com um texto lindo no blog de alguem, vai lá copia e cola no seu blog e nem tchum pra quem postou. Isto é plágio.

 

Aí voce pergunta: quem garante que este texto é daquela pessoa. Voce não sabe se é, pode ser que ela tenha registro daquilo, vai se arriscar pra que? Pra correr o risco de ser processado? Ahhh pode levar um processo lindo no lombo sim senhor!!!

 

Ahhh mas eu coloquei o nome da pessoa no final da postagem que copiei e dei os créditos para a Maria da Silva. Pô, quantas Marias da Silva existem no mundo.

Continua ERRANDO.

 

Poxa, mas eu coloquei o link do blog da pessoa, no final da postagem que copiei e colei, está certo então?

ERRADO!!!

Para voce copiar algo de outra pessoa, voce deverá pedir autorização à ela, por email. E bem detalhado o que o copiador pode copiar.

 

O que é contrafação?

 

A lei 9.610 estabelece que contrafação é a reprodução não autorizada da obra intelectual, seja ela material ou imaterial. Numa obra intelectual tambem se encaixam as fotos, os PAP’s de nossos trabalhos culinários. Uma forma de contrafação bem comum no Brasil é a pirataria, crime no qual cópias ilegais são vendidas com preço inferior às originais. Em termos bloguísticos podemos definir contrafação como o ato de repostar em seu blog conteúdo extraído de outros blogs sem prévia e expressa autorização do autor.

Um Blog excelente, com muitas informações sobre o assunto é este: 

 

 Elaine Gaspareto

 

Tenho visto milhões de Blog’s com textos, fotos, receitas, etc, tudo copiados, e no fim, nem sabemos mais quem é o autor original daquilo.

Somente o autor, é quem pode fazer a denúncia.

E o Google trata seriamente este assunto, e remove sim, qualquer direito seu que esteja sendo violado, leia aqui:

 

Suporte Google

 

Inclusive, até conteúdos postados em comunidades do orkut, podemos denunciar, e é apagado rapidamente.

 

No facebook voce tambem pode fazer a denúncia, e tenho visto que em menos de 24 horas eles retiram o conteúdo plagiado do ar.

 

Comece neste formulário:

 

 Suporte Facebook

 

Cliquem neste link acima (Suporte Facebook, em azul), e sigam o passo a passo abaixo.

 

E pra quem acha que as denúncias só podem ser feitas caso estejam copiando FOTOS, engana-se. Denuncias tambem são acatadas por: cópias de textos, calúnia, difamação e injúria, e neste caso, é somente voces colocarem o link da página infratora (a da pessoa que à está caluniando), e citarem a lei, no caso o Artigo 138 do código penal. Que a infração tambem será deletada da página infratora.

Ou por aqui:

 

Suporte Facebook II

 

Agora lembre-se: para que voce possa denunciar algo seu que foi plagiado, ou copiado, sem a devida autorização, voce deverá enviar junto o link da publicação feita por voce, em seu blog ou página, justamente para provar que é de sua autoria, ok?

 

Agora uma dica bacana para voce ter uma proteção, tanto de blog, site, ou até FanPage, ou mesmo perfil.

Faça o registro de tudo o que voce publica, assim, voce vai receber por email um protocolo com o número do registro da publicação, o que facilitará a provar que tal conteúdo pertence à voce.

E o melhor: é de graça.

 

Neste site:

 

http://myfreecopyright.com

 

Enfim, povo, vamos ter consciência que o Brasil não é a terra do oba oba, a web não é terra de ninguem, e a lei existe, e está aí para ser cumprida.

 

Vamos ter consciência de que copiar e dizer ser seu, é crime, é roubo, e voce não vai querer ser chamado de ladrão, vai?

 

Gostou deste artigo?

 

Compartilhe!!

 

Como falo muito para aquela amiga minha, carioca louca: Vamos dar F5 nos bafóns!!

 

Gente, notícia pra lá de  boa, mas bote boa nisso!!

 

O Superior Tribunal De Justiça acaba de aprovar o aumento de penas para crimes imateriais, entre eles, a violação de direito autoral. O plágio de trabalho ou obra intelectual de outra pessoa, poderá acarretar em prisão de até 2 anos e multa.

 

Isto nos agrada muito, já que nós, da área culinária sofremos demais da conta com pessoas inescrupulosas, “roubando” nossas fotos, nossas receitas, nossos textos.

Então voce AÍ, que tem este mau costume, pense duas, tres, quatro vezes antes de sair copiando o que não lhe pertence tá povo?

 

E para quem quer ver na íntegra a publicação, direto do STJ, aqui.

About the Author,